quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Alunos do Noturno na FETEPS














Primeira participação no blog

É da professora Elaine Marcolino, do período noturno, enviando fotos dos alunos do mesmo período prestigiando o trabalho dos colegas do CEETEPS na III FETEPS 2009, além das fotos da primeira turma de alunos na nova fase do Almadeu Amaral (alunos do curso PEQ).
Caros alunos, participem também enviando dicas ou materiais!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Fotos III FETEPS - 2009











III FETEPS - 2009

Durante os dias 06, 07 e 08 de Outubro, os alunos do Amadeu Amaral foram prestigiar os trabalhos realizados pelos colegas de todas as ETEC do Estado e também as palestras realizadas simultaneamente (por empresas como Microsoft, NUBE, IBM, Itautec, HP), além de saraus, lançamentos de livros, apresentações musicais, teatrais.
Foram mais de 200 trabalhos expostos por alunos de ETEC e FATEC do Estado todo, e o que se pode notar é a atenção dispensada aos temas responsabilidade social (principalmente com a reutilização de todo tipo de material que usualmente iria para o lixo) e tecnologia voltada para inclusão social para pessoas com necessidades especiais (físicas, mentais e motoras).
Trabalhos geralmente criados sem patrocínio, utilizando poucos recursos financeiros e materiais, mas somando muita originalidade e conhecimento técnico.
Parabéns a todos os envolvidos nos projetos !!!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Fotos visita BMF Bovespa





Visita técnica à BMF Bovespa

Na tarde de primeiro de Outubro, alunos de todos os cursos do Amadeu Amaral realizaram uma visita técnica à Bolsa de Valores de São Paulo - BMF BOVESPA. A proposta era familiarizá-los com um dos mais importantes organismos que administram boa parte das riquezas privadas do Brasil.
Os alunos puderam observar uma simulação de uma compra de ações feita entre uma pessoa comum e uma corretora; em seguida assistiram a um vídeo institucional sobre a BMF BOVESPA; houve também uma palestra sobre o mercado financeiro e seu funcionamento; conheceram também o Centro de Memórias, onde havia recursos audiovisuais, cópias de certificads e contratos originais, e equipamentos da época que acontecia o pregão viva-voz; encerrando a visita, receberam um kit com folders explicativos sobre o assunto e puderam tirar dúvidas diversas sobre como trabalhar na BMF BOVESPA, como ser acionista, entre tantas coisas.

Fotos I Semana Adm.









I Semana de Administração

Não haviam nem completado o primeiro mês de curso e inspirados pelo aniversário de quarenta anos da profissão, nossos alunos do período noturno do curso de Administração, liderados pela professora Eliane Marcolino, realizaram nos dias 9,10 e 11 de Setembro a "I Semana de Administração". O evento foi aberto a todos os cursos da escola e também à comunidade.
Na primeira noite houve a palestra e debate do professor de Ciências Sociais da SEESP, sobre o tema "Marxismo e o Capitalismos nos dias atuais".
Na segunda noite houve a exibição do filme "O Diabo Veste Prada" e um debate com a professora do CEETEPS, Cibele Leão, sobre o "Estresse e pressão no trabalho".
Na terceira noite houve a palestra do diretor presidente da empresa Quality Life, Alessandro, sobre o tema "Qualidade de vida no trabalho"; em seguida houve a palestra do escritor Jairo de Paula, sobre o tema "Marketing pessoal"; e encerrando o ciclo de palestras o engenheiro Eudes Cristiano debatendo o tema "Empreendedorismo".
Todo o evento mostrou o potencial de nossos alunos e o quanto podemos esperar deles.
Estão todos de parabéns !!!

Fotos da 1º turma do PEC






Nova fase do Amadeu Amaral

Em Janeiro deste ano o Governo do Estado lançou um projeto de ampliação dos cursos técnicos em escolas públicas, numa parceria entre as secretarias de Educação e a de Desenvolvimento. As intenções são de democratizar o acesso ao ensino profissionalizante, de revitalizar as respectivas escolas públicas, e de reduzir custos com a construção de novas escolas ao utilizar salas ociosas em escolas públicas.
Em Fevereiro o Amadeu Amaral recebeu o primeiro curso através do PEQ (Programa Estadual de Qualificação Profissional), que tem como objetivo capacitar o cidadão desempregado, aumentando suas chances na busca por um novo emprego.
Em 17 de Agosto recebemos as quatro primeiras turmas de Ensino Técnico: Adminstração e Informática no período vespertino, e Administração e Logística no período noturno, cada uma das quatro turmas com quarenta alunos. A partir de Fevereiro de 2010 teremos também duas turmas de Ensino Médio no período vespertino, com quarenta alunos cada.
Que estes novos cursos, novos alunos, novos professores, possam revitalizar a história da escola e contribuir com a sociedade através de projetos sociais e futuros profissionais cidadãos.

Nosso patrono


















Segundo ocupante da Cadeira 15, eleito em 7 de agosto de 1919, na sucessão de Olavo Bilac e recebido pelo Acadêmico Carlos Magalhães de Azeredo em 14 de novembro 1919.
Amadeu Amaral (Amadeu Ataliba Arruda Amaral Leite Penteado), poeta, folclorista, filólogo e ensaísta, nasceu em Capivari, SP, em 6 de novembro de 1875, e faleceu em São Paulo, SP, em 24 de outubro de 1929.
Fez o curso primário em Capivari e aos onze anos veio para São Paulo para trabalhar no comércio e estudar. Assistiu algumas aulas do Curso Anexo da Faculdade de Direito, foi um autodidata, pois não concluiu o curso secundário. Ingressou no jornalismo, trabalhando no Correio Paulistano e no O Estado de S. Paulo. Em 1922 transferiu-se para o Rio como secretário da Gazeta de Notícias. Do Rio mandava para O Estado de S. Paulo a crônica diária “Bilhetes do Rio”. Voltando a São Paulo exerceu cargos na administração pública.
Autodidata, surpreendeu a todos por sua extraordinária erudição, num tempo em que não havia, em São Paulo, as universidades e cursos especializados. Dedicou-se aos estudos folclóricos e, sobretudo, à dialectologia. No Brasil, foi o primeiro a estudar cientificamente um dialeto regional. “Dialeto caipira”, publicado em 1920, escrito à luz da lingüística, estuda o linguajar do caipira paulista da área do vale do rio Paraíba, analisando suas formas e esmiuçando-lhe o vocabulário. Visando à formação dos jovens, assim como Bilac incentivara o serviço militar, Amadeu Amaral procurou divulgar o escotismo, que produziu frutos, certa época no país.
Sua poesia enquadra-se na fase pós-parnasiana, das duas primeiras décadas do século XX. Como poeta, destacou-se pelo desejo de contribuir, com suas obras, para a elevação de seus semelhantes, em todas as suas obras, a ponto de seu sucessor, Guilherme de Almeida, ao ser recebido na Academia, ter intitulado o seu discurso: “A poesia educativa de Amadeu Amaral”, mas porque visava indiretamente ao aperfeiçoamento humano.
Por ocasião do VI centenário da morte de Dante, proferiu, no Teatro Municipal de São Paulo, uma conferência, enfatizando justamente os aspectos de Dante que exaltam a elevação do espírito humano através da Sabedoria. Também soube ressaltar as qualidades morais de Bilac no discurso de posse, mostrando-o como homem preocupado com os problemas da sua pátria e escritor que evoluiu em sua poesia para um grau maior de espiritualidade.

Obras:
Urzes, poesia (1899);
Névoa, poesia (1902);
Espumas, poesia (1917);
Lâmpada antiga, poesia (1924);

títulos que integram as Poesias, publicadas postumamente em 1931;
Letras floridas, ensaio (1920);
O dialeto caipira, filologia (1920);
O elogio da mediocridade, ensaio (1924);
Memorial de um passageiro de bonde, obra póstuma;
Tradições populares, folclore (1948);
Obras completas de Amadeu Amaral, com prefácio de Paulo Duarte (1948)

Prefácio

Caros alunos, bom dia!

Tenho a honra de inaugurar este este veículo de comunicação entre vocês alunos e nós do corpo docente do Amadeu Amaral. A idéia deste blog é divulgar os eventos que acontecerão na escola, os trabalhos apresentados pelos alunos, e ser um fórum de debates sobre como podemos fazer desta escola sempre um lugar cada vez melhor nesta nossa missão de evoluirmos como cidadãos, estudantes, professores, e profissionais.
Estamos à vossa disposição para o que for preciso e estiver ao nosso alcance, e claro, aceitamos sugestões, críticas construtivas, e elogios no que se diz respeito ao blog e aos cursos que a escola oferece.
Aquele abraço!

Professor Rogério